Perseverantes no Ano Mariano

»Click na imagem para Ampliar«

Pastoral da Juventude

»Click na imagem para Ampliar«

09 agosto 2011

Destaques Reunião - Sáb. 06.08.2011

"Servi ao Senhor com alegria." 

Tema: Servir com Fé
Santo do Dia: São Justo e São Pastor – 6 de agosto
Evangelho: Mateus 17, 14-21 - Leia o evangelho no post completo
 
  
Palestrante: Zé Filho
 Por que servir a Igreja?

Amigos e adversários me perguntam por que sirvo à Igreja Católica, ontem e hoje tão controvertida. Isso mesmo, e já são quase cinquenta anos, Respondo que controvérsia existe por toda a parte. Se tivesse escolhido ser político ou servir algum exército verde ou vermelho também a encontraria. Além do mais, nutro a convicção de que sirvo é a Deus e ao meu povo e faço isso em uma instituição chamada Igreja Católica.
Ao escolher a vida que vivo, escolhi o sinal, a provocação, a controvérsia, mas também o diálogo, o estudo, a prece, a convivência e a paz. De alguma forma, sou mestre e sou visto como mestre. Se outros quiseram ser mestres em história, sociologia, filosofia, medicina, ciências biológicas ou políticas, eu quis ser um eco de Jesus; portanto, catequista e mestre de espiritualidade, o que não me parece coisa pouca nem pequena.
De homens e mulheres que assumiram crer e ensinar espiritualidade nasceram...
hospitais, creches, asilos, orfanatos, universidades, grandes obras de filantropia, grandes livros, grandes estudos, grandes descobertas, o processo civilizatório da Europa, da América Latina e de boa parte de outros continentes. Houve erros? Houve. E as ideologias de hoje também não impuseram e não erraram?
Os católicos iam lá anunciar Jesus do jeito deles e lá criavam escolas e cidades. Aconteceu no Brasil, onde milhares de obras sociais têm o sinal da cruz nas suas paredes, onde famosas universidades de hoje nasceram de escolas católicas de ontem e onde, primeiro, existiu uma capela no lugar em que hoje se erguem pujantes metrópoles.
É a essa Igreja que eu sirvo, com todos os limites de uma agremiação de pessoas. Estamos no mundo há seguramente 20 séculos, ou, como querem alguns, há 17 séculos desde que nos chamamos de católicos, o que é mais tempo do que tem a maioria dos países e continentes de hoje, mais do que a maioria das igrejas e mais do que a maioria dos partidos e instituições de agora. Se duramos tanto tempo é porque soubemos durar e não nos faltou a graça de Deus que cheio de misericórdia, viu nossos pecadores, mas viu também os nossos santos e mártires.
Não tenho por que me achar mais do que os outros por ser católico, mas também não tenho por que pedir desculpas por servir a uma Igreja que modificou a história do mundo. Não devo encurralar ninguém com meus argumentos, mas também não tenho por que deixar me encurralar por este ou aquele autor que nos diminui. Mostro a quem me fala deles e de suas denúncias, centenas de outros que nos respeitam e admiram. Além disso, historiadores são humanos: há os que só destacam o lado bom e os que só acentuam o lado ruim. E há os honestos que mostram o poder, a glória e, as derrotas. Fico com estes. Faço o mesmo diante dos pregadores de religião. Suas religiões e igrejas têm méritos e pecados, também a nossa. Respeito-os e espero ser respeitado.
Aos meus amigos que me questionavam em lima tarde fria de fogo a crepitar na lareira, disse mais: Não escolhi ser sacerdote e aceitar que me chamem de reverendo e de padre apenas pelas honrarias e medalhas. Eu sabia que seria questionado porque teria de ensinar a doutrina da Igreja, que é muito mais do que confeitos, pudins e chantillys, Ela mexe com relacionamentos humanos e macro políticas. Eu teria de anunciar e denunciar. Sabia disso há cinquenta anos e sei agora. Se aceitei, foi porque achei que a isso Deus me chamava.
Continuo não me achando melhor do que os outros, mas não silenciei nem escolhi o conforto da palavra que agrada. Abracei um caminho que às vezes fere primeiro o pregador. Sirvo a Deus, assim penso eu, numa Igreja rica de história e de martírios. Os pecados? Sou leitor de História. Sei o que houve com outras religiões, com as esquerdas e direitas e outras ideologias. Não fujo ao debate. Espero que eles também não fujam! Não se descartam 20 séculos com algumas frases feitas. Nem do nosso lado nem do lado deles!

Autor: Pe. Zezinho, SCJ

 *Evangelho (Mateus 17,14-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

 Resumo:
Os discípulos, que estão iniciando o trabalho de continuar a obra de Jesus, falham nas primeiras tentativas. O motivo é a falta de fé, ou seja, não acreditam que o poder de Deus se expressa através da ação concreta deles. Considerar impossível a desalienação dos homens é não acreditar no poder de Deus que age na pessoa de Jesus e em nós.
 
*Mensagem do Dia:
Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para a nossa vida. Sem propósitos a vida não tem significado. Nós nascemos de acordo com os propósitos de Deus e para cumprir os propósitos dele.
Nós fomos feitos por Deus e para Deus. Enquanto não compreendermos essa verdade, a vida jamais terá sentido. Nós não somos um acidente. Nosso nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e nossa vida não é um acaso da natureza. Nossos pais podem não ter nos planejado mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com nosso nascimento. Nós não estamos aqui por acaso, sorte, destino ou coincidência. Nós estamos aqui porque Deus quis criar-nos. Deus tem um motivo para tudo que criou. Todas as plantas e animais foram planejados por ele, e cada pessoa foi idealizada com um propósito.
Você está disposto a cumprir os propósitos de Deus em nossa atualidade?
Que na Palavra de Deus encontres continuamente o alimento espiritual que te fortalecerá para seres esta bênção no seu lar e na sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha seu idioma